Formação

“Mão na Massa” com melecas e texturas

EMEB Noel Rosa
Escrito por EMEB Noel Rosa

No dia 16 de outubro, durante a Reunião Coletiva de Trabalho (RCT) e no dia 17 de outubro, durante as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), foi realizada em nossa escola, a oficina “Mão na Massa” com melecas e texturas, com o objetivo de fomentar a formação dos professores e auxiliares de educação, valorizando a importância da arte na educação infantil.

O desenvolvimento das crianças na educação infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes materiais as crianças é uma maneira de ampliar sua capacidade de expressão.

Por meio do fazer, a criança reordena elementos extraídos da realidade, organiza-os, cria situações imaginárias, elaborando seu conhecimento sobre o mundo físico e social.

Para oportunizar essas vivências às crianças, os educadores experimentaram diversas receitas de tintas e massas. Foram lhes apresentando diferentes técnicas de pintura, com intuito de explorar e experimentar diferentes materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.

Afinal experimentar também é aprender.

Vamos experimentar?

  • GELECA COMESTÍVEL (Amoeba)

100 ml de água filtrada

4 colheres de tapioca ou polvilho doce

Corante comestível (anilina) – opcional

Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes até dissolver o polvilho ou tapioca. Em seguida levar ao micro-ondas por 60 segundos. Deixe esfriar e coloque água gelada para desgrudar. Após soltar a massa descarte a água. Agora é só brincar.

  • TINTA DE GELO

500 ml de água filtrada

Corante comestível

Forminha de gelo ou copinho de café

Palito de sorvete

Modo de fazer: Misture o corante comestível na água. Despeje na forminha de gelo ou copo de café. Leve ao congelador e depois de alguns minutos espete o palito de sorvete. Após a mistura congelar é só brincar. Vamos desenhar?

  • TINTA PARA ROSTO

1 colher de chá de hidratante

2 colheres de chá de amido de milho

1 colher de chá de água

Corante comestível a vontade

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Use um pincel pequeno para aplicar a tinta no rosto, braços ou mãos.

  • TINTA RELEVO

3 colheres de farinha

1 colher de fermento

2 colheres de sal

Corante comestível – opcional

Água (colocar aos poucos)

Modo de fazer: Misturar os ingredientes e acrescentar a água aos poucos até conseguir uma textura macia. Depois do desenho pronto deixar secar por 30 segundos no micro-ondas ou forno.

  • TINTA DE GELATINA

Gelatina (cores e sabores preferidos)

Água

Modo de preparo: Em uma vasilha coloque a gelatina e aos pouquinhos vá acrescentando a água até obter uma mistura cremosa. Prontinho, sua tinta de gelatina está prontinha.

  • TINTA DE IOGURTE

Iogurte natural

Corante comestível nas cores preferidas

Modo de preparo: Em uma vasilha coloque o iogurte e pingue algumas gotinhas de corante até obter a cor desejada. Misture bem e pronto, sua tinta de iogurte está pronta.

  • TINTA GUACHE CASEIRA

2 colheres de açúcar

½ colher (pequena) de sal

½ xícara de amido de milho

2 colheres de água

Corante comestível ou suco em pó para colorir

Modo de preparo: Em uma panela coloque o amido de milho e vá acrescentando a água aos poucos, sempre mexendo. Acrescente o sal e o açúcar, leve ao fogo baixo e mexa até engrossar. Quando estiver com a mesma consistência da tinta guache desligue e deixe esfriar. Divida a mistura em potinhos diferentes e acrescente o corante ou o pó de suco da cor que desejar.

Sobre o autor

EMEB Noel Rosa

EMEB Noel Rosa

Inaugurada em 1990, a Escola Municipal de Educação Básica Noel Rosa, está localizada na Rua Saul Cardoso, n° 160, Jardim das Jabuticabeiras, Franco da Rocha, Estado de São Paulo.

Em 2016, a EMEB, foi reformada e ampliada, passando a ter 456,38 m2 de área construída e capacidade de atendimento em média de 240 alunos por período entre creche e pré escola.

A escola tem o nome de um dos maiores artista da música popular brasileira da década de 30, o cantor e compositor Noel Rosa.

Noel Rosa nasceu em 11 de dezembro de 1910 e faleceu em 04 de maio de 1937, aos 26 anos de idade. Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música e pela atenção que ela lhe proporcionava, aprendendo em seguida a tocar violão. Seu primeiro sucesso veio com a música "Com que roupa?", em 1930, um samba considerado hoje um clássico do cancioneiro brasileiro.

Comentários no Facebook