Matérias Especiais

Promovendo a conscientização de uma vida saudável

No sábado, dia 22 de setembro, a EMEB Guido Severino de Sousa recebeu a visita dos profissionais da saúde da UBS da Vila Bela: a gerente Gisele Fagundes, o psicólogo Tiago Henrique Cardoso e os agentes de saúde também estiveram presentes.

A parceria entre a escola e a Secretaria de Saúde teve como objetivo contribuir para o fortalecimento de ações na escola e comunidade, visando a promoção da saúde desenvolvendo atividades estratégicas, por meio de discussões e reflexões, permitindo melhorar a qualidade de vida e bem-estar físico.

O psicólogo Tiago, em sua palestra, abordou o tema “A importância do brincar no desenvolvimento infantil”. Ele discursou que todo brincar é fonte de aprendizagem e desenvolvimento, pois por meio da brincadeira, a criança aprende a executar a função de falante e ouvinte, a coordenação motora, aprende o comportamento de seguir regras, desenvolve habilidades sociais, raciocínio lógico, executa a criatividade e o improviso.

A gerente Gisele Fagundes promoveu a palestra sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, alimentação saudável, exames de rotina que são a combinação ideal para uma vida saudável e equilibrada. Ressaltou que os diagnósticos de rotina são muito importantes para a nossa saúde e que a UBS está à disposição para atender a comunidade e auxiliar no que for preciso.

Abordou-se também o tema Pediculose, que é uma doença provocada pela infestação de Pediculus humanus capitis (piolho) e lêndeas (ovo do piolho) no couro cabeludo, um parasita comum que acomete preferencialmente as crianças em idade escolar. A UBS fornece medicamentos tópicos e eficazes para o combate ao piolho e lêndeas.

No decorrer das apresentações, os Agentes de Saúde realizavam a pesagem do Bolsa Família e fizeram os agendamentos de exames ginecológicos.

Sobre o autor

EMEB Guido Severino de Sousa

EMEB Guido Severino de Sousa

Comentários no Facebook