Matérias Especiais

José Augusto Moreira e sua esposa Maria Stella Malta Moreira

José Augusto Moreira se destacou pelas obras realizadas em favor da comunidade de Franco da Rocha, bem como de todos  os trabalhos de que ele participou, pelo brilho de sua inteligência, pela sua cultura invejável e pelo calor humano.

Fluminense da cidade de São João da Barra, nascido em 07 de agosto de 1909, filho de Egberto Alves Moreira e Sarah de Castro Moreira foi casado com a professora Maria Stella Malta Alves Moreira, com a qual teve cinco filhos: Raul, Egberto, Eduardo Augusto, Antonio, Nery e Ilda Malta Moreira.

Aos vinte anos de idade mudou-se para o Estado de São Paulo, passando a residir no município de Taubaté.

Ingressou no serviço público, após curta experiência como pecuarista e agricultor, José Augusto Moreira esteve sempre ligado à área de saúde pública.

Sua atuação político social intensa revelou grande preocupação com o bem estar público, especialmente no setor de ensino e cultura, tendo sido o maior batalhador pela instalação em 1952 do então curso ginasial de Franco da Rocha, ocasião em que contar com o segundo ciclo do ensino primário era característica de distinção para qualquer comunidade.

Como administrador do Hospital Central Psiquiátrico do Juqueri, e do Manicômio Judiciário de Franco da Rocha, foi um dos principais articuladores da instalação do Parque Infantil “Menino Jesus”. Não só abrigou como também deu início ao ensino pré-primário dos filhos dos funcionários daquele órgão de saúde pública. Nessa tarefa, contou com a colaboração de sua esposa, educadora a quem confiou a direção daquele parque.

Registre-se ainda, sua grande luta para a obtenção de meios junto ao Governo do Estado para a importação de geradores a diesel para que a cidade de Franco da Rocha pudesse ter iluminação pública, humilhada que foi a cidade de Franco da Roca pela Cia. Paulista de Força e Luz que cortou o fornecimento de energia elétrica para a cidade.

Como vereador , mais votado na legislatura de sua eleição,à Câmara Municipal de Franco da Rocha, da qual também foi Presidente, exerceu com brilho, seu mandato.

Dedicado ao trabalho e defensor ferrenho das medidas que propiciassem benefícios à coletividade, principalmente à educação e cultura, José Augusto Moreira sempre mereceu o maior respeito de seus pares que o elegeram.

Membro de diversas entidades, destacou – se como Presidente da Sociedade 5 de Maio, onde, com desprendimento convenceu sua diretoria e seus associados à doação da sede do Clube para a instalação do antigo Ginásio Estadual de Franco da Rocha, logrando ver coroado com êxito seu objetivo.

Amadureceu na tarefa Política e como servidor público na administração hospitalar foi transferido em 1956 para Mogi das Cruzes, encarregando – se da diretoria administrativa do Sanatório Santo Ângelo, onde, ao lado do administrador, viu – se  a continuidade do incentivador da educação e da cultura, participando ativamente da instalação de uma escola de nível primário, que passou a atender  o distrito de Jundiapeba depois elevada a Escola Estadual de Primeiro Grau.

José Augusto Moreira faleceu no dia 03 de julho de 1967, em plena atividade no final de expediente de um dia cheio de trabalho, um dia como todos os outro de sua vida cercado por familiares e amigos que o cultuavam.

Na cidade de Franco da Rocha, sua memória foi homenageada e perpetuada pela designação de seu nome em uma das ruas chamada rua Vereador José Augusto Moreira e a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo através da Lei 5.862 sancionada pelo Governador do Estado em 27 de outubro de 1.987, denominou “José Augusto Moreira” a Escola Estadual de 1° Grau do lago Azul.

Além dessas homenagens, registre – se a simpatia e o carinho  que os moradores mais antigos da cidade dispensam a sua família, que recebem como a mais sublime honraria.

A escola José Augusto contou por muitas vezes com a presença de familiares do patrono da escola e havia inclusive amedalha “José Augusto Moreira” entregue aos alunos pelas mãos destes familiares que mostram o amor pela educação herdados do nosso patrono.

Rendemos homenagens também a Maria Stella Malta Moreira que juntamento com o esposo contribuiu para a Educação de Franco da Rocha.                                                                                                   

Sobre o autor

EMEB Jose Augusto Moreira

EMEB Jose Augusto Moreira

Comentários no Facebook