Dia a Dia

Projeto Leitura envolve alunos e famílias no fantástico mundo dos livros

A professora Giseli do 5º ano B, realiza com muita motivação as atividades do projeto Leitura da escola. Ela relatou o momento de encantamento realizado com os livros paradidáticos escolhidos pelos próprios alunos.

Durante os dias de aula os alunos ficam a vontade para pegar livros emprestados. Assinam o caderno de empréstimos e ficam com o livro o tempo que precisar para lê-lo.

Após o primeiro mês de aula, no dia 01/03 a professora Giseli realizou a roda de leitura para compartilhar e comentar sobre os livros lidos nesse período.

A aluna Rebeca relatou que aproveita os livros para ler para sua família. Momento este riquíssimo, pois ela consegue observar as atitudes de sua mãe que, até para de fazer o que está fazendo, como, por exemplo, parar de manusear o celular para ouvir as histórias. Sua prima que estuda no 1º ano também participa desse momento e agrega o comentário dizendo que gostaria de estudar na mesma sala porque adora os livros e histórias que sua prima leva para a casa como leitura.

A aluna Natália também relatou que sua mãe relembrou sua infância, pois lia o mesmo livro que ela – O Menino Maluquinho.

Cada aluno pode dar uma nota de 1 a 10 para o livro que leu, fazerem um breve resumo, a parte que mais lhe interessou e se indicaria o livro para alguém realizar a leitura. A turma realiza essa roda de conversa 1 vez por mês.

O trabalho feito pela professora é de suma importância para despertar nos pequenos o gosto pela leitura, pois como sabemos ler é uma atividade que traz uma série de benefícios não só para a saúde física, como também para a mental. Além de estimular a criatividade, a leitura amplia o repertório estimulando a imaginação e viabilizando o vocabulário adequado.

Sobre o autor

EMEB Ministro Paulo Renato

EMEB Ministro Paulo Renato

Comentários no Facebook