Dia a Dia

Alunos se animam com a entrega de novos uniformes

A entrega dos uniformes fez a agitação dos alunos nessa tarde de terça-feira, no dia 12 de Março. A garotada se encantou com o novo uniforme, e no mesmo momento em que receberam já se colocaram a vontade para vestir e mostrar o quanto gostaram.

Os kits foram entregues pelas funcionárias da escola que organizaram as crianças em fila e calmamente os menores assinavam a lista de recebimento dos conjuntos.

No dia seguinte todos os alunos encontravam-se devidamente uniformizados e satisfeitos com a nova cor de cinza do tecido.

A escola esta realizando uma mobilização de incentivo ao uso frequente do uniforme, pois o mesmo além de causar sensação de pertencimento também nos traz a praticidade, pois garante a economia para os pais sem terem que se preocupar com a roupa que o filho ira usar no dia a dia escolar, além de que as crianças com certa idade sempre querem chamar a atenção dos colegas usando roupas diferentes e mais caras, desencadeando o consumismo.

O sentimento de igualdade também fica bem marcante, pois não temos o famoso “desfile de modas” entre os alunos.

A questão da segurança é outro fator determinante para o uso do uniforme, pois conseguimos garantir a identificação do aluno em qualquer espaço em que ele se encontre com a vestimenta.

Houve uma conversa de conscientização com os menores e observamos os resultados alcançados. O que vemos hoje são os alunos quase todos uniformizados e aqueles que não estão, procuram se justificar o porquê não estão.

A prática da utilização do uniforme possui sua origem no exército, uma das primeiras instituições a adotar uma vestimenta única para todos os seus militares.Começaram a ser utilizados por volta de 1890 pelos estudantes da Escola Normal, responsável pela formação de professores.

Ressaltamos o sentimento de pertencimento ao grupo com a utilização do uniforme, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças .

 

Sobre o autor

EMEB Ministro Paulo Renato

EMEB Ministro Paulo Renato

Comentários no Facebook