Dia a Dia

Amarelinha Africana, um jogo de cooperação

Na última quarta-feira (15), a turma da professora Leila 4º ano A desenvolveu o jogo “Amarelinha Africana”. Diferente da amarelinha tradicional, a brincadeira não usa pedrinha, céu ou inferno e o momento do brincar é diferente.

Os participantes fazem o desenho da amarelinha utilizando giz, e quatro crianças pulam ao mesmo tempo ao som de palmas dos coleguinhas. Quando completam a linha de chegada proporcionam aos demais a vez para que também possam se divertir.

Foi um momento de muita descontração, onde logo constatamos que despertou o interesse dos demais alunos de outras salas e que não podiam ficar de fora. A professora então os convidou e estendeu o convite também para o coordenador pedagógico que de forma muito espontânea se divertiu com as crianças.

O resultado? Todos se divertiram, e, o principal, aprendendo e desenvolvendo a coordenação motora, ritmo, musicalidade, noção espacial, lateralidade, cooperação, estimulo de raciocínio, além de realizarem pesquisas dos demais nomes da brincadeira pelo Brasil como: macaca, avião, canção, e em sala discutiram a arte africana e suas influências.

Sobre o autor

EMEB Maria Aguilar Hernandez

EMEB Maria Aguilar Hernandez

Comentários no Facebook