Dia a Dia

Emoção e interação no casamento da dona baratinha

“A literatura infantil é a arte que usa a palavra como linguagem expressiva e como tal deve ser trabalhada mais do que um modo de cognição, a literatura é um alimento para alma”.

“Proposta Curricular da Rede Municipal de Franco da Rocha – Especificidades do trabalho na Educação Infantil/2016 – Pg 59.”

Trabalhar literatura infantil já é um compromisso assumido pela Equipe da EMEB Profª. Ida Maria Fanchini, mas compreendemos que os desafios para que as crianças pequenas sejam inseridas no mundo literário ainda são grandes.

Nesse sentido, no dia 19 de maio deste ano, iniciamos uma sequência de ações, nas quais estão envolvidos professores, educadores, gestores e as famílias dos alunos no mundo da literatura, com o objetivo de formar leitores literários, começando esse processo desde os bebês até as crianças maiores de 5 anos (nível II).

A primeira experiência foi contação de história: “O Casamento da Dona Baratinha”, contada pela vice-diretora Anail. Foi um momento empolgante e interativo no qual as crianças e os adultos puderam interagir com os personagens da história.

No final da história, esperado com grande expectativa, uma frustração: A dona baratinha não casou, pois seu noivo, (Sr. rato) morreu, mas a vida segue e a dona baratinha continuou a sua procura para encontrar um marido e teve até candidato a noivo que apareceu no meio da plateia para se casar com a dona baratinha.

Nessa experiência, temos como finalidade favorecer a imersão das crianças nas diferentes formas de expressão: verbal, gestual, plástica, dramática e musical, possibilitando experiências de narrativas e a interação com a linguagem oral e escrita e a convivência com diferentes gêneros textuais.

Sobre o autor

EMEB Ida Maria Fanchini

EMEB Ida Maria Fanchini

Comentários no Facebook