Dia a Dia

Arte em ação

As  educadoras do Maternal II, professora Joelma e as auxiliares de educação Suelaine e Gracineide realizaram uma atividade proposta como sugestão pela coordenadora pedagógica Fabiana Vidal.

Pensando em sair da rotina e propor um diferencial na sala do maternal II, a sala foi organizada em cantinhos. As crianças foram retiradas da sala para que as educadoras pudessem ser surpreendidas.

Foram colocadas três mesas forradas com toalhas coloridas. Na primeira foi colocada giz de cera, na segunda giz de lousa e na terceira fitas de papel crepom com tubos de cola. Nas paredes foi pendurado cartolinas, papel camurça e pardo.

E ao som de música clássica os pequenos entraram.

Desconfiados, alguns acharam que era uma festa, outros diziam que não podiam mexer nas coisas e mais alguns ficaram tentando achar um ritmo de dança para a música.

Foi um momento sem direcionamento dos educadores onde poderiam se sentir livres para escolher e realizar a sua atividade brincando. Fizeram suas experimentações descontraídos.

A atividade terminou com uma roda de conversa apresentando vídeo e fotos do momento e muito empolgados disseram que querem repetir porque foi muito legal.

As educadoras agradeceram a oportunidade por terem vivido essa experiência que as me fizeram refletir a importância de um comprometimento de propor uma aprendizagem prazerosa envolvendo situações diversificadas com emoções onde as crianças podem interagir com autonomia e diálogos entre si.

Sobre o autor

EMEB Cecilia Meireles

Comentários no Facebook