Dia a Dia

Momento de contação de história

EMEB Luiz Simionato
Escrito por EMEB Luiz Simionato

No último dia 26 de junho foi realizado em nossa escola um agradável momento de contação de história com o professor Rodrigo Libanio. A contação aconteceu nos dois períodos de aula de forma lúdica e prazerosa.

O contador teve todo um cuidado em preparar as crianças e conduzi-los todos a participarem ativamente fazendo parte dos personagens da história.

Adultos e crianças sentiram motivados a partir da entonação de voz e do entusiasmo que o contador passava.

Mais sobre a contação de história

É umas das práticas mais remota que se tem registros. Muitas vezes o primeiro contato da criança com o texto é por meio das histórias apresentadas, oralmente por pais, familiares e professores.

Além de despertar a imaginação e as emoções, ouvir uma história é uma maneira de preservar a cultura e compartilhar o conhecimento.

Acreditamos que momentos como esses colaboram para que os pequenos construam, pouco a pouco, a sua identidade e o prazer pela leitura, desenvolvendo a capacidade de refletir e de imaginar ao adentrar no texto narrado.

Foram momentos que vão além do que é considerado efêmero. As crianças necessitam mais e mais desse contato com as histórias para se tornarem verdadeiros leitores, movidos pelo gosto da leitura.

E que venham mais e outros momentos como este, pois ver o brilho nos olhos e as gargalhadas das crianças não tem preço.

Sobre o autor

EMEB Luiz Simionato

EMEB Luiz Simionato

Comentários no Facebook