Projetos e Programas

Brincar para aprender

Hoje que as crianças vivem em meio a tanta tecnologia com os olhos voltados para as telas e dedinhos apertando botões, as professoras da Emeb José Mauro de Vasconcelos buscaram estratégias para apresentar às crianças brinquedos e brincadeiras diferentes.

Foram trabalhadas em rodas de conversas para as crianças.

Após a apresentação, cada turma foi convidada a produzir o seu brinquedo antes de iniciar as brincadeiras. Tudo aconteceu de maneira prazerosa. Era notável a alegria em cada rostinho e o despertar da curiosidade.

Brinquedos prontos, agora era só brincar, porém os questionamentos das crianças começaram a surgir:

Como faz? Como se joga?

A descoberta vinha com um lindo sorriso no rosto e um grande aprendizado.

O resultado foi fantástico, pois com todo esse encantamento as crianças ficaram muito animadas para brincar. Elas puderam vivenciar experiências únicas e tiveram a oportunidade de conhecer Peteca, capucheta, Vai e Vem, Varetas Passa a Bola e o Twister.

Esses jogos, brinquedos e brincadeiras aguçam não só as coordenações motoras, visual, a imaginação, como também fortalecem as relações humanas.

Houve muita conversa durante as atividades e trocas de experiências. Na peteca mesmo a interação se estendeu também com os funcionários da escola. Tudo foi de uma riqueza tão grande. Teve tanta troca de momentos e as crianças foram além da monotonia das relações atuais, em que elas puderam interagir, criar seu próprio brinquedo e não apenas ir a uma prateleira buscar algo pronto e brincar sozinho, precisando uns dos outros.

Esses momentos foram não só de brincadeira mas de reflexão, onde todos perceberam a importância das relações humanas e uma grande valorização do protagonismo infantil, das capacidades e habilidades das crianças.

Sobre o autor

EMEB Jose Mauro de Vasconcelos

EMEB Jose Mauro de Vasconcelos

Comentários no Facebook